Unidades de Atendimento

Aequalis Animus Web

Facebook

Twitter

Loopes via Aequalis desenvolve plataforma em festival internacional de criatividade

Nos dias 21 a 25 de Novembro de 2012, o Rio de Janeiro sediou o CRio, primeiro Festival Internacional de Criatividade da América Latina. Este evento, que será anual, consolidou a cidade como plataforma criativa mundial, reunindo pessoas que mudam lugares, ambientes e ideias.

A primeira edição do Festival trouxe eventos internacionais propondo a reflexão sobre o tema "Redesign e Transformação Urbana". Nos dias 22 e 23 aconteceu o Fórum Mundial de Criatividade, e nos dias 24 e 25 o CRio Redes: Urbanismo Colaborativo, onde se formaram grupos e temas a serem co-criados de forma colaborativa. Em todos os dias do evento aconteceu a Bienal Mundial da Criatividade.

 

A Loopes, por meio da empresa Aequalis, foi convidada pela Enthusiamo Cultural, empresa coordenadora das atividades da CRio Redes 2012. O objetivo do convite foi desenvolver uma plataforma de mapeamento dos recursos dos participantes do Festival, um experimento de relações colaborativas em busca de soluções criativas.  Abaixo o coordenador de produtos e relacionamento da Aequalis, Rodrigo Benedicto, trabalhando em tempo real na plataforma ao mesmo tempo que a mesma era utilizada pelos monitores do CRio Redes.

A Loopes esteve presente com cinco profissionais e foi responsável pela programação do sistema e sua operacionalização. Segundo o Diretor de Arquitetura e Engenharia da Aequalis, Fernando Generoso, a oportunidade de realizar um processo de desenvolvimento ágil em poucas horas foi muito motivadora. Rodrigo Benedicto comentou: “Tivemos uma experiência incrível, trabalhamos 20 horas sem parar para concluir a plataforma em apenas um dia. Realmente foi uma inovação gerada de forma colaborativa e criativa, desenvolvida com apoio de uma equipe multidisciplinar e competente sobre a supervisão da
Lala, que proporcionou possibilidades de expandirmos essa versão para novas aplicações e formatos”.

Diogo de Castro Lopes, C.E.O da Loopes, comentou sobre a oportunidade: “demonstramos a capacidade da empresa auto gerir-se. Chegamos ao Rio de Janeiro para o evento com um grande potencial, transformamos isso em capacidade real de inovação, rapidamente geramos uma nova tecnologia por meio dessa plataforma. Isso nos revela que a qualidade de assumirmos riscos e desafios é proporcional a capacidade de inovação. Não sabíamos se iríamos conseguir desenvolver a plataforma em apenas 20 horas, topamos o desafio e a equipe venceu mais um desafio. Foi gratificante mais uma vez constatar que a Loopes conta com profissionais competentes, compromissados e engajados”.



Com esse mapeamento foi possível identificar recursos abundantes de 191 participantes, que toparam não só participar do processo como compartilhar com outras pessoas essas informações. Segundo Lala Denheinzelin processos colaborativos são a saída para problemáticas que o governo não tem a capacidade de solucionar, e o mapeamento de recursos abundantes é um importante instrumento para mudança de paradigmas, ou como ela comenta de "troca de óculos", alusão a mudança na forma de "ver" as coisas.

Futuros Desejáveis

Um dos painéis formados durante a CRio Redes foi sobre a formação de um grupo colaborativo de desenvolvimento da plataforma de crowdfunding baseada na matriz 4D. A mesma, tem como objetivo facilitar o reconhecimento e valorização dos recursos intangíveis, tangíveis abundantes de indivíduos e redes em quatro dimensões, promovendo transações baseadas nesses recursos mapeados. Essa visão é compartilhada por meio da rede Crie Futuros que incentivou a co-criação da proposta durante dois dias na CRio Redes.

Abaixo o registro do grupo que trabalhou na discussão da proposta de formação de um grupo para a construção colaborativa do desenvolvimento dessa plataforma tecnológica e relacional. A mesma teve seu início durante os dias que anteciparam a CRio Festival com a equipe da Enthusiasmo Cultural e Aequalis desenvolvendo e utilizando a versão Beta durante o CRio Redes.

Loopes Finep Sebrae Unesp Prospecta Botucatu Hands on Innovation Facebook Twitter Animus Web Amigo da Nascentes